Crescimento

Gosto de uma boa leitura. Na verdade, gosto da leitura. Tudo que acrescenta, gera polêmica, questiona. Ou seja, tudo que me faz crescer como gente, alma, e profissional.

Pois bem, tenho lido e aprendido algumas pequenas, grandes e transformadoras lições no último livro que li. Uma delas é sobre o perdão.

Perdoar o que não causa danos sérios é fácil. Palavras ásperas e duras ou atitudes não esperadas, ditas e feitas num momento de fragilidade ou chateação, também são perdoadas em nome do todo maior que faz bem.

A grande questão é perdoar quem nos causou mazelas, traumas, mágoas profundas e sentimento de abandono. Perdoar quem nos abalou a auto-estima, nos deixou sem chão e sem abrigo, gerando uma menos valia que nos acompanha pela vida.

 Isto ainda não consigo !

Quantas vezes li e ouvi sobre a importância de perdoar. Entretanto, não assimilava a lição. Creio que não estava maduro o suficiente. Na verdade ainda tenho resistência e não atingi a tal maturidade que falo.

Até que meus olhos bateram em "Compreender para poder perdoar". Há pessoas encanescidas que continuam como crianças porque não tiveram vontade ou força para amadurecer, fechando seus olhos (alma) a todas as experiências que a vida lançou em sua longa, mas frustrada existência.

Procurar compreender, mas evitando se orgulhar, repreender e contestar.

De repente, faz-se necessário refazer a trajetória que a vida nos impõe. Se hoje posso me considerar uma pessoa do bem; se busco evoluir espiritualmente e emocionalmente; se respeito, sem culpa, meus defeitos, é porque tive e tenho pessoas encanescidas ao meu lado, até eu mesmo em alguns momentos e situações.

Tomar consciência disso e, do fundo do coração perdoá-las, deixou meu coração leve.

Perdoo e deixo que sigam seu caminho. Ou seja, viro esta página. Sorrir como há muito tempo não fazia.

Ver como somos pequenos quando as situações não nos favorecem e gigantes quando temos verdadeiros amigos que nos agigantam. Rir das pequenas situações e da pequenez delas e daqueles que nos viram as costas quando o que mais queremos é apenas um colo.

Sem nenhuma pretensão elas não sabem o que perdem: uma pessoa disposta a compartilhar daquilo que meramente entendemos de vida.

Não tão crescido ainda pois a parte que falta em mim, sente.