Onde parar ?

Uma parte da gente quer acreditar que o mundo ainda tem jeito, basta as pessoas tomarem jeito. Já a outra parte é um tanto desacreditava, visto que todos os dias surge alguma desgraça ou tragédia.

Eu sei que o mundo dá voltas, é redondíssimo e que tudo o que sentimos, fazemos ou pensamos cedo ou tarde acaba voltando. Só não entendo porque ainda tem gente que insiste em ser ruim. Não entendo como um coração pode ser pesado, cheio de maldade, impureza e covardia. Não entendo como um coração pode ser vazio, sem amor, sem respeito, sem carinho. Não entendo. Desculpa, mas não entendo. Sei que existem pessoas boas e ruins, que tudo é questão de índole, caráter e que quem é ruim pode virar bom um dia.

Fica um pouco difícil acreditar em um mundo melhor quando vemos atrocidades cometidas por pessoas que querem mais é que tudo se dane. Que não se preocupam com o bem-estar do próximo, que não têm a menor cerimônia em roubar, matar, machucar ou atrapalhar a vida alheia.

Até quando ficaremos de olhos e boca fechados? Até quando suportaremos as barbaridades que acontecem diariamente? Se alguém é assaltado a nossa reação é dizer “ainda bem que você está bem e que não aconteceu nada de grave”. Parece que temos que agradecer por só terem levado as coisas materiais. Parece que temos que dizer “obrigada, seu ladrão, por não me estuprar, esfaquear ou dar um tiro”. Até quando agiremos assim? Não é normal ser assaltado, não é normal apanhar, não é normal ter a bolsa furtada. Nada disso é normal. O natural é cada um procurar dar o melhor que tem, trabalhar, construir o seu futuro. É claro que existe uma grande desigualdade social. É claro que tem rico, tem pobre, tem mansão e tem favela. É claro que tem criança pedindo no sinal. É claro que tem sujeira na rua. É claro que tem fila no SUS. É claro que tem gente com fome, sede e frio. Mas a solução para tudo isso não é encostar um revólver calibre 38 na cabeça de uma pessoa que está parada no semáforo, distraída, cantarolando sua música preferida e levar bolsa, celular, carro. Isso quando não levam a pessoa junto.


Me desculpa, mas eu nunca vou me conformar ou achar normal esse tipo de coisa. Está faltando amor, compaixão, doação, caridade e respeito. E quer saber o pior? Não sei onde tudo isso vai parar. Não sei onde nós iremos parar.

Essências

Ah, o Negro e o Solimões, rios que não se misturam, como Omar e Yaqub, mas são na verdade um só. Não fisicamente, mas na dor que carregam dentro.

Mais 1


É hora de agradecer por mais um ano de vida, por mais uma oportunidade ser feliz concedida por Deus a mim. É chegado o momento de ser melhor do que antes, é chegado o dia de "crescer", de olhar para o sol, de admirar as estrelas e aprender a dar valor àqueles que estão ao meu lado pelo bem e não por interesse ou coisa do tipo. Estou feliz! Hoje, as distâncias se transformaram em abraços de crianças que amo, em felicitações de quem esteve sempre ao meu lado, hoje, tenho perto de mim os que sei que me amam e os que são por destino mesmo. O dia valeu a pena!

Não sei o que esse ano e essa data reservam para mim, porém o desejo de ser feliz deve estar dentro de cada um. O segredo é deixar que a felicidade se torne uma explosão de momentos bons e inesquecíveis. O amanhã é incerto, tenho essa certeza, mas no que depender de mim, quero apenas verdades e realizações, com aquela dose básica de medo e decepções, artefatos que o futuro reserva para que eu me fortaleça. Quero ser feliz, apenas isso!

Feliz Aniversário Paulinho




Nós de corda


Sempre fui avesso a  comemorar a virada do ano. É simbólico eu sei, mas se significa um recomeço, vamos aceitar o inevitável estrondo dos rojões e recomeçar. Já que é assim, não tem nada melhor que recomeçar acreditando que tudo é possível.

A gente precisa acreditar para poder viver em paz.

Então, um belo dia, tudo mudou e só você não viu. Daí se pergunta: o que aconteceu? Olha, o que aconteceu é que você não enxergava, não via, não olhava.  O tempo está em nossas mãos. Ele sempre esteve a nosso lado. É nosso maior amigo.

Sempre tive necessidade de saber ir mas preciso saber pra onde voltar. Este voltar remete aos seus braços. Gosto do meu aconchego, meu porto-seguro, minha paz, meu quarto desarrumado. Estar lá é maravilhoso mas estar aí dentro, não dá para negar: sem e com simbolismo, seus braços são meu porto.

Procuro respeitar e entender. Por isso, talvez eu queira ser um pouco entendido – e não julgado. E se eu brinco, ai, desculpa, minhas brincadeiras. Muitos não fizeram Curso de Boas Maneiras.

Não é uma faculdade com pós e mestrado. É um curso de 1 semana. As pessoas atravessam no sinal vermelho, jogam lixo e latas de cerveja pelas janelas dos carros, usam roupas inadequadas para a tal virada, vivem com o celular na mão e mascam chiclete de boca aberta. Santa paciência. Não dá para aturar.

Vou tentar melhorar, eu prometo. Deixar de ser tão chato. Nem peço atenção, só entendimento. Nem quero mimo, presentes caros. Só justiça. Nunca gostei de palavras mal ditas.

Se eu estiver errado, "me ensine".

De qualquer forma, você será para sempre a página de um livro bom. O final ? Bem, o final é e será sempre com você vida.

Deus, como a gente muda. Como os sonhos mudam. Alguns foram embora, sei lá para onde. Outros cresceram junto comigo. Alguns sonhos, impacientes, fizeram as malas e se foram sem ao menos deixar uma foto como lembrança. E eu fico aqui, um pouco saudoso, tentando lembrar o que um dia eu quis.  Não ria! Oferecer uma ceia aos pais, o que nunca fiz pela imaturidade, me sentencia. Machuca! Dói.

Gosto de abraçar apertado, beijar estalado, olhar no fundo do olho até desvendar a pessoa por inteiro. Não gosto de olhares desviados, conversas desconexas e aquele branco que muitos usam. Diria que é um branco encardido. Não desce isto.

Deixando isto para lá, e desviando-me do que perturba, foi que eu descobri que os seus olhos, que tanto amo, contam histórias.

É impossível abandonar quem mudou a nossa vida para sempre. Impossível.

Para amar você precisa respirar. Junto, é claro, assim o mundo fica mais bonito quando a gente carrega coisas boas no peito.

Sempre tive uma teoria: tempo é uma coisa que a gente arruma. A gente adianta o relógio, faz qualquer coisa. Ainda mais quando isso envolve quem a gente gosta.

Tenho tentado me estressar menos, sorrir mais. Carregar menos o mundo nas costas, dormir em paz.

Lembro sempre da aeromoça: “Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente à sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver ao seu lado.” Para ajudar alguém a gente precisa estar bem. Simples assim. Para amar alguém a gente precisa ter amor pra dar. E só tem amor pra dar quem se ama.

O amor só acaba quando um dos dois não tem mais força para pegar o coração do outro no colo. Com direito a musiquinha, aquelas que colocamos para as crianças dormirem,  e tudo mais.

A gente percebe a importância de alguém quando esse alguém percebe exatamente a importância das coisas pra gente, e não há dúvidas, as coisas ficam diferentes quando a gente está ao lado de quem ama.

Ano novo e a certeza de que é preciso ter mais leveza para viver. E mais força para aceitar o que os dias nos trazem.

Os grandes amores sempre voltam a se encontrar – na hora certa. Isto já provamos e graças a Ele, estamos aqui, juntos.

Intriga dá ruga. Fofoca dá pé de galinha. Infelicidade deixa o coração capenga.

A gente deve rir mais da vida e das desgraças. É claro que às vezes a coisa enrosca, aperta, complica, pesa. Mas tem que saber dar a volta por cima, rir, rir, rir. Rir absurdamente. Rir desajeitadamente. Rir escandalosamente. Inventar um riso e rir pra ele. Inventar um riso e rir dele mesmo. Inventar e rir de si mesmo. No filme Questão de Tempo, vimos isto.

Sempre tive a seguinte filosofia: as pessoas vão até onde a gente deixamos. Sou eu que coloco os limites. É você que diz até onde a outra pessoa pode ir.
Se somos 2, cada um no controle, recebamos este ano de braços abertos, sempre almejando o melhor para nós e para aqueles que nos enxergam como nós.

Nós dê uma corda que jamais serão separados.

Questão de tempo

Início de ano, precisamente depois da queima de fogos, assisti o filme "Questão de Tempo" . Posso dizer que é  um filme maravilhoso, que  passa uma lição ainda mais maravilhosa!

O casal Tim&Mary, afirmo que eles conseguiram ficar em 1° lugar, empatados  com Tom&Summer (do filme 500 Dias com Ela), no ranking de casais que conquistam qualquer bom cinéfilo.

Eles são extremamente lindos juntos e possuem uma sintonia incrível. Além de, claro, fugirem do óbvio. Tim está longe de ser o galã das comédias românticas e a Mary é uma garota com jeitinho atípico.

Foi justamente isso que fez com que eu tivesse a sensação de que eles são reais e que posso encontrá-los a qualquer momento na minha vida.

Tomara isto seja possível.

A gente termina a trama( não estou falando do final do filme, ok ?) com uma vontade absurda de aproveitar a vida, prestar mais atenção nos pequenos detalhes, amar as pessoas que temos por perto e viver intensamente cada dia. Mas, principalmente, viver de tal modo que não precisemos voltar no passado para consertar nada.

Afinal, a graça da vida está justamente no fato de só termos uma chance. Por isso, não desperdicemos essa chance, até porque não sabemos quando tudo pode mudar numa questão de tempo.

Sem nada para fazer?  conselho: assista! Você não irá se arrepender.

Feliz 2017