Dezesseis

Lembro com muito gosto o modo como ela se referia a mim.
Pelo menos ela o fez uma vez e isso ficou marcado muito fundo, dizendo: Linho, venha ver o menino que a mãe gosta aqui no espelho do guarda-roupas.
Isso de dizer o menino, sorrindo ternamente como ela o fazia, o fez, tinha, teve, tem, um sabor esquisito, que intensificava o encanto da arte e da personalidade daquele menino que um dia fui.
Era como isso se somasse àquilo que eu via e ouvia, uma outra graça, ou como se a confirmação da realidade daquela pessoa, dando-se assim na forma de uma bênção, adensasse sua beleza.
Eu sentia a alegria por eu existir, por eu ser eu aquele menino, por eu ser o que minha amada mãe Lúcia dizia.
Alegria maior por minha mãe saudar tudo isso de forma tão direta e tão transcendente.
Era evidentemente um grande acontecimento a aparição dessa pessoa, e minha mãe festejava comigo esta descoberta e no plano que ela estiver hoje, está celebrando comigo meu aniversário.


Retraduzindo

Leitura: O Jogo de Opiniões


O símbolo do herói moderno ao meu ver deveria ser Ulisses, rei de Ítaca, por ter inventado o Cavalo de Tróia em cujo ventre se esconderam soldados que à noite abriram as portas da cidade. Porque seria Ulisses o portador de valores básicos que se exigiria de uma sociedade moderna mentira e astúcia. Retraduzindo essas palavras, para dar mínimos de dignidade, astúcia passa a ser a capacidade de encontrar o ponto de equilíbrio entre forças contrárias enquanto mentir significa "habitar a distância que separa a aparência e realidade"; e, também, escapar da ingenuidade e também da maldade (reforço aqui: mais da maldade) dos que acreditam que as coisas são, sempre, o que aparentam ser". É aquela velha história de se tirar pré-conclusões alheias, falar do próximo sem conhecimento de causa. Dá para concluir que com Ulisses inaugura-se a dupla realidade, dupla personalidade ou o nome que queiram dar. Isto acontece com pessoas na oposição aparentemente inconciliável entre o hoje, o passado recente e o amanhã, já que soluções dadas, situações vividas ao que parece indispensável ou razoável no presente, serão capazes de comprometer irreversivelmente o futuro por pura tolice, desconhecimento de causa ou da própria história de Ulisses, da existência um dia da história de Tróia e dos valores que estavam embutidos num cavalo de madeira.

Nosso Tempo

O tempo tem uma forma maravilhosa de nos mostrar o que realmente importa.



Caio F. Abreu

É 2010 !

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.

O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.

Claro que a vida prega peças.

É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais ficamos sem dinheiro... Mas, pensa só: tem graça viver sem rir, sem gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?

Quero viver bem.

O ano que passou foi um ano cheio.

Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões.

Normal.

Às vezes se espera demais das pessoas.

Normal.

A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor machucou.

Normal

Este ano não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí?

Fazer o quê?

Acabar com seu dia?

Com seu bom humor?

Com sua esperança?

O que eu desejo para todos nós é sabedoria e que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!

Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado e as pessoas que deixaram de ser aquele porto seguro e viraram apenas uma miragem. Estes já passaram. Talvez tenhamos sido tambem mal educados e tenhamos abandonado barcos a deriva. Quem nao erra?

Perdoe-se.

Tudo isto não pode ser responsável por um dia ruim...

Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria três, a dos colegas. Ou mude de classe, transforme-o em conhecido. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

O nosso desejo não se realizou? É, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE).

Chorar de dor, de solidão, de tristeza faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.

Desejo para todo mundo esse olhar especial.

2010 pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.

Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.

Este ano pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou... pode ser puro orgulho!

Depende de mim, de você!

Pode ser.

E que seja!!!

FELIZ OLHAR NOVO!